sábado, 14 de abril de 2012

Quando o Virtual toma mais espaço em sua vida real.



Sabe aquela sensação de levar uma “sacudida”? E após uma reflexão você fala para si mesmo: “Não é que é verdade?”, “Porque não tinha pensado nisso antes?”, “Onde eu estava com a cabeça que não havia notado isso acontecendo?” Pois é! Senti essa sensação há alguns dias após ter visto dois filmes: “Os Substitutos” com Bruce Willis, e o “Preço do Amanhã” com Justin Timberlake.

Não se trata de uma simples crítica a dois bons filmes, é muito mais do que isso! Filmes bons são aqueles que nos levam a pensar, a reflexão... Já assisti filmes “Trash” que no final das contas deixaram-me alguma lição... Também assisti muitos filmes aclamados pela crítica que não me acrescentaram nada. E tantos outros que os críticos de cinema detestaram que eu simplesmente adorei! Como um primo meu disse certa vez: “Críticos de cinema foram atores que não deram muito certo!” Rsrs...

Sem mais “delongas”, vamos direto ao ponto. O que esses filmes chamaram-me atenção? Vamos as “sinopses”! No filme “Os Substitutos” a humanidade vive em um futuro que utilizam andróides de si mesmos para fazer todas as suas atividades, trabalhar, se relacionar, enfim, tudo mesmo! Ficam em casa em uma cama console e controlam seus “avatares”. No “Preço do Amanhã” a moeda de troca é o tempo. As pessoas param de envelhecer aos 25 anos, mas tem que trabalhar para comprar “tempo de vida”, em outras palavras, compram mais tempo para viver caso contrario morrem.

Levando esses filmes para “vida real”... Notei o quanto estamos ficando cada vez mais “virtuais”. Não escrevemos mais cartas de nosso próprio punho, não fazemos aquele cartão de artesanal para darmos a quem amamos, não visitamos com frequência nossos amigos... Utilizamos nossos “avatares” em jogos do Orkut, Facebook para fazer o que caberia anos a nós fazer. Usamos nossos “Substitutos”.

Temos tempo para atualizar nossos status nas redes sociais, mas não temos tempo para nossos pais, amigos, namorada ou esposa. Pessoas que convivem com você não te dão nem “bom dia”, ao menos que tropecem em você! Rsrs... Passamos horas e horas na internet e dizemos que não temos tempo. Não sabemos quanto tempo temos e talvez amanhã seja tarde demais para dizer que “Te amo”, “Desculpe”, “Eu gosto muito de você”, “Você é muito especial para mim”. Você está disposto a correr o risco e pagar o “Preço” deste “Amanhã”?!?

Quando notei o quanto estava deixando ser “Substituído” e vi que o “Preço” estava ficando alto demais para pagar... Desconectei-me do mundo virtual e saí! Fui respirar um “ar fresco”, tomei sorvete, fui conversar com um amigo, abracei alguém que eu amo. Não digo que a tecnologia não facilitou a vida da gente, muito pelo contrário! O que esses dois filmes conseguiram fazer foi me acordar para um espetáculo maior que é a vida da gente onde você é o artista principal e não há conexão banda larga, imagem em Full HD que troque a sensação de viver sua vida com plenitude! Isso é real não virtual.

P.S: Que tal desligar o PC, largar um pouquinho sua “vida virtual” e ir viver sua “vida real”. 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog